Pular para o conteúdo principal

PT: muito além do divã, POR MAURÍCIO DIAS

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,felicidade-nao-se-compra-imp-,1600922O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilheste conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,felicidade-nao-se-compra-imp-,16Às vésperas de comemorar a posse de Dilma e iniciar o 13º ano instalado no Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores, tomado pelos problemas políticos, caiu numa fossa de aparente fundo existencial. Profissionais especializados foram contratados para descobrir as razões pelas quais parte considerável da população foi tomada por um sentimento de ódio ao partido.
Talvez não seja uma pergunta cuja resposta dependa só de Freud.
Após 35 anos de luta bem-sucedida, naturalmente com erros e acertos, tornou-se o mais importante partido político brasileiro liderado por Lula, também o líder político mais influente do País.
A pesquisa, encomendada à empresa Marissol, será de âmbito nacional. O resultado servirá de base para os debates finais do 5º Congresso Nacional do partido, marcado para junho, em Salvador, na Bahia. O trabalho pretende identificar se o antipetismo está concentrado em São Paulo ou espalhado pelo País.
O resultado da eleição presidencial é uma evidência de que o problema vai muito além de São Paulo: Dilma obteve 54 milhões, 499 mil e 901 votos (51,64%); o tucano Aécio beliscou o calcanhar da petista: 51 milhões, 041 mil e 10 votos.
Há um sentimento nas entranhas do PT de que parte da culpa é de Dilma. Falam de suposta antipatia da presidenta. É preciso ser lembrado que a eleição não era um concurso para eleger a “Miss Simpatia”.
Há outro indicador, mais consistente, apoiado nas pesquisas do Ibope sobre a preferência partidária, feito ao longo dos últimos 20 anos (tabela).
Embora haja um número excessivo de partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, apenas três influem decisivamente no Congresso: PT, PMDB e PSDB.
O mês de março de 1994 é uma data marcante. Pela primeira vez o PT superou o PMDB. O PSDB, com a vitória de FHC, atingiu 5 pontos e, no fim dos oitos anos do tucano no poder, o partido nunca superou a preferência de 10% do eleitorado. É um partido de quadros sem enraizamento na sociedade. Nesse período, PT e PMDB disputavam palmo a palmo a preferência.
O PT é o mais cotado. A vitória de Lula, em 2002, alavanca o partido. Em 2010, chega a ter a preferência de 33% dos eleitores. O PMDB varia em torno de 15 pontos e o PSDB, em 2007, atinge o pico de 9%.
A política sucumbe aos escândalos e os partidos entram em declínio junto aos eleitores. Ninguém escapa. O PT despencou de 25%, em 2013, para 16%, em 2014. O PMDB tem, em toda a sua história, o menor índice de preferência do eleitorado: 2%. O PSDB conseguiu 5%.
Os partidos, medidos pela preferência do eleitor, estão em declínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur