Pular para o conteúdo principal

Números mostram a realidade, não uma interpretação dela, POR THAIS HERÉDIA


Entre julho e agosto a indústria cresceu 1,4%! Será a tão esperada recuperação da economia chegando? Infelizmente, não. Nos oito primeiros meses do ano, o setor carrega um resultado negativo - 3,1%. No chão das fábricas, a produção de máquinas e equipamentos acumula queda de 8,8% no ano. A indústria de bens de consumo duráveis (carro, TV, máquina de lavar), caiu 10,3%.  
 
Números são chatos, mas eles mostram a realidade, não uma interpretação dela. Quando cai a produção de máquinas e equipamentos, significa que o investimento está caindo. Se o investimento está caindo, é porque a insegurança com o futuro está falando mais alto. Sem investimento, sem confiança, como poderá chegar a recuperação? 
 
Em entrevista ao repórter Alexandre Martello, do G1, o ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou que a política econômica adotada pelo governo de Dilma Rousseff deu certo, enfatizando o cuidado “prioritário” com a inflação, o acerto do aumento dos gastos públicos para estimular o crescimento, o baixo desemprego. “A economia já está se recuperando”, disse Mantega. 
 
A “realidade” descrita pelo ministro não pode ser encontrada nos números. A inflação vai fechar 2014 acima de 6%, tendo passado os últimos três anos acima ou muito perto disso. Vale ressaltar que a inflação deste ano seria maior ainda se o governo não tivesse represado reajustes de luz, gasolina, bebidas frias, transportes, câmbio. O trabalhador assalariado é o melhor porta-voz desta realidade: o poder de compra do bolso. 
 
Aumentar gastos públicos para incentivar o crescimento em tempos de crise internacional está na receita de muitas histórias de sucesso. Mas o sucesso só chega se a medida for equilibrada. As contas públicas do Brasil apresentam hoje o pior resultado desde 1997, com armadilhas perigosas a serem desmontadas com cuidado para não causar danos na estrutura fiscal do país. O PIB de 2014 deverá ser quase nulo, fechando quatro anos de governo com o pior desempenho dos últimos 24 anos! 
 
O ministro tem razão quando fala do sucesso da política de emprego. Temos hoje a menor taxa de desemprego da história. A contrapartida desta conquista foi a queda na produtividade, ou seja, estamos empregando mais, produzindo menos, com custo maior e tudo isso sendo compensado pelos preços: inflação. 
 
Quem dera poder escrever que, depois de tantos remendos na economia, o Brasil está se recuperando para deixar para trás esses 24 anos que nos separam do último pior crescimento da história. Quem dera poder escrever que o Brasil arrumou a casa e pode agora dar prioridade ao que é prioridade: investir em educação e saúde, para começar. 
 
Ouvi de um professor que a economia é como um móbile. Quando você mexe em um pendente, os outros sentem e refletem a intensidade da intervenção. O vento que balança o “móbile” da economia brasileira está mais para um tornado - provocado de dentro para fora, embolando todos os elos que o compõem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur