Pular para o conteúdo principal

Democracia brasileira fortalecida ou política educacional como política de Estado, POR YVONNE MAGGIE


A democracia brasileira apresentou-se muito mais amadurecida ao longo dessa campanha eleitoral. Vamos para o segundo turno com os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. Não quero falar da eleição, porém, para quem viveu a juventude na ditadura, as eleições de 2014 tiveram um nível de compromisso com as ideias republicanas que só pode nos alegrar.

Assisti a uma mesa de debates com os representantes das campanhas do PSB, PT e PSDB – Neca Setubal, coordenadora da campanha de Marina Silva, o atual ministro da Educação Henrique Paim e Maria Helena Guimarães Castro, ex-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) – sobre os desafios da educação no Brasil. Fiquei positivamente impressionada, pois há, por parte dos três partidos, consenso em relação a programas  e políticas de educação.

O debate da GloboNews, ancorado por Monica Waldvogel, foi dividido em quatro blocos: gestão, financiamento, currículo e professores, incluindo formação, carreira e salário. Quanto a estes temas, os mais importantes do Plano Nacional de Educação (PNE) – que estabelece metas difíceis e complexas para serem atingidas nos próximos dez anos e estratégias para estes fins –, os representantes dos partidos não discordaram nem da importância nem da forma de enfrentá-los. 

Para os três representantes, gestão e financiamento são questões igualmente importantes. É preciso melhorar a gestão, mas é fundamental aumentar o financiamento à educação, e é intenção dos três partidos utilizar os royalties do pré-sal para custear o ensino.  Concordam que é preciso um debate firme para que os professores aceitem e incorporem a ideia de um currículo nacional. E também aceitam ser necessário melhorar a formação do magistério, dignificar a profissão. Por fim e, surpreendentemente, os partidos acima citados têm a mesma ideia de consolidar o debate com os sindicatos. Os três concordam com o fato de que o grande número de aposentadorias de mestres esperadas para os próximos anos, de quase 40%, é uma oportunidade de reciclar e renovar, arejar as posições mais intransigentes dos professores mais velhos em relação às políticas públicas contemporâneas.
 
Muito me impressionou ninguém ter criticado as avaliações externas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Prova Brasil, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) etc. E mais, nenhum dos três se opôs às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. 

Penso que o fato de os partidos em disputa para a presidência da república e para o governo em muitos estados terem incorporado as políticas educacionais, iniciadas no Governo Fernando Henrique Cardoso, com o ministro da educação Paulo Renato Souza e Maria Helena Guimarães Castro no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é um enorme salto em direção à melhoria da qualidade da educação. Talvez por isso a representante do PSDB estivesse tão à vontade no debate porque a maioria dessas políticas foi inaugurada no governo em que ela desempenhou um papel tão importante. 

Digo que a democracia está amadurecida porque essas políticas quando foram implantadas sofreram duras críticas. O PT, sobretudo, foi implacável opositor à  atuação do PSDB, pois não queria avaliação dos pobres, não queria bônus para os professores com melhor desempenho, não queria falar em metas. 

Digo que nossa democracia está fortalecida porque o consenso quanto a estes pontos significa que as políticas educacionais de avaliação, a luta para alcançar metas de desempenho e melhorar o fluxo de alunos no sistema, a busca da unanimidade em torno de currículos nacionais que realmente possam chegar à sala de aula e, finalmente, a concordância em relação à necessidade de avaliação e suporte aos professores do ensino básico, tanto financeiramente quanto em termos de melhoria do ensino, chegaram a bom porto. 

Fiquei emocionada e feliz de ver o debate, e com a certeza de que os que tanto lutaram para estabelecer políticas mais inteligentes e mais seguras para que a qualidade da educação no Brasil realmente avançasse foram vitoriosos. Hoje, a política educacional não é mais de um partido, é política de Estado e como política de Estado pode realmente fazer a diferença para o futuro. Será preciso cobrar o cumprimento das metas e das políticas porque aí está o X da questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur