Pular para o conteúdo principal

Indecisos nas eleições de 2014, por YVONNE MAGGIE



Entrei no táxi e imediatamente o motorista começou a puxar um longo papo sobre política. Fui dando corda. De repente ele falou: “Eu não acredito nessas pesquisas. Nunca fui perguntado sobre nada. Vivo nessa cidade há 53 anos e eles nunca me acharam? Não, tem truta aí!”. Tentei argumentar, mas não adiantou. Ele estava firme na sua posição. E eu que pensava que os brasileiros aceitavam estatísticas como se acredita em uma verdade divina, revelada! Depois dessa conversa fiquei pensando que talvez não seja assim. 
indecisos
Pois bem, no último sábado abri a página do G1para saber das notícias – e, confesso, para ler os comentários ao meu post no blog A Vida como Ela Parece Ser – e me deparei com uma matéria muito interessante. Nada de estatística. Não há gráficos e muito menos tabelas. Apenas um levantamentocom algumas pessoas que se dizem indecisas quanto à escolha do candidato à presidência da república. Para confirmar a veracidade das respostas dos eleitores indecisos, cada entrevistado foi fotografado. 
Os repórteres selecionaram os temas – educação, saúde, transporte e segurança vêm em primeiro lugar nas preocupações desses eleitores. Isso em si mesmo já é um dado relevante. Nem sempre os problemas foram tão claros e bem definidos como estão sendo hoje em dia. E as manifestações de junho de 2013 mostraram isso.
O que mais me chamou a atenção na pesquisa, estilo antropológica, na qual o entrevistado aparece com nome, profissão, local de moradia e rosto, foi o fato de muitos dizerem aquilo que nós sabemos ser verdade. Os candidatos prometem, mas não cumprem. 
Vejam  a afirmação de uma auxiliar de cozinha de 24 anos:
"Eu estou descrente da política. O que a gente vê são promessas, promessas, promessas e nada sendo cumprido. É difícil escolher um candidato porque a gente não acredita que algum vá colocar em prática o que promete."
Impressiona também o fato de muitos, ao contrário da auxiliar de cozinha, não terem perdido totalmente a esperança de encontrar algum candidato que tenha propostas coerentes, como se pode ver pela resposta de uma dona de casa de 69 anos:
"Nenhum candidato apresentou boas propostas para a educação e saúde que me convencesse. Se não aparecer eu só vou justificar."
Finalmente, o mais alarmante mesmo é o fato de muitas pessoas dizerem o que uma amiga afirmou no Facebook:
"São Gonçalo, como sempre, só é lembrada na época das eleições dada a quantidade de eleitores que há na minha cidade. No entanto, fora do período eleitoral ninguém intervém ou faz algo. Há coisas que nunca mudam. De quatro em quatro anos parece que apertam o 'repeat'. Triste!"
Muitos falaram da mesmice, da repetição de promessas e da falta de propostas concretas. 
Vitor Nunes Leal, um dos mais importantes cientistas políticos do século XX no Brasil, autor do clássico "Coronelismo, exata e voto", certamente gostaria de ter visto essa enquete. O voto de cabresto e o coronelismo, tão esmiuçados no seu belíssimo livro, esvoaçaram-se na poeira do tempo? Os eleitores entrevistados, velhos ou novos, homens ou mulheres, pobres ou remediados não aceitam mais promessas e aprenderam que política se faz com o voto consciente, livre e independente e por isso estão indecisos? 
Vale a pena ler a matéria. O motorista de táxi descrente poderá se identificar com algum dos pesquisados, pois mostraram, ao se deixarem fotografar, que realmente foram ouvidos. Não são apenas números, são pessoas de carne e osso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur