Pular para o conteúdo principal

Semana revela fotografia mais recente do crescimento econômico

O provérbio popular pode explicar a força do movimento nas previsões para o crescimento da economia em 2014: “água morro abaixo e fogo morro acima, ninguém segura”. A queda consecutiva nas expectativas para o PIB deste ano já acontece há 11 semanas e o indicador está agora em 0,81%, segundo a pesquisa feita pelo Banco Central com uma centena de analistas.

Cada uma dessas 11 semanas trouxe dados desanimadores sobre a força da atividade em vários setores. Até mesmo naqueles que têm apoio do governo, isenção de impostos, incentivo para vendas – como o setor automobilístico, que acumula perdas de 17,4% de janeiro a julho. Varejo e serviços também decepcionaram e provocaram revisões nas previsões de desempenho em 2014.
Para jogar mais água nessa ladeira, esta semana teremos dois indicadores que irão compor com mais nitidez o cenário do primeiro semestre do ano. Na próxima quinta, o IBGE divulga as vendas do varejo no mês de junho. As previsões variam em torno de uma alta de 0,5% comparado com maio. Em 12 meses, o setor deve ficar com desempenho abaixo de 4%.
As vendas durante a Copa do Mundo foram uma desilusão; a venda de carros então, de cortar o coração. Fazendo as contas do que viram até agora, os empresários do comércio refazem suas esperanças para o ano e temem que o varejo cresça 4,4%, raspando no desempenho de 2013, quando o setor cravou alta de 4,3%. Mesmo em 2009, quando passamos a parte mais chata depois da crise financeira mundial, o comércio cresceu 5,9%. Está certo que a taxa de juros vigente à época ajudou – estava em 8,75% e a inflação fechou em 4,31% naquele ano. É quase desleal a concorrência.
Desempenho anual do varejo
O gráfico mostra a evolução do varejo nos últimos 11 anos e não deixa dúvidas de que a era de ouro do comércio ficou para trás. A lista de culpados não é pequena: crédito mais caro, com juros maiores; inflação mais alta; confiança em queda – tanto dos empresários quanto dos consumidores. As pesquisas que questionam as perspectivas deles revelam que o céu não está para brigadeiro.

Para fechar a semana, o Banco Central coloca a cereja no bolo e divulga seu índice de crescimento de junho, o IBC-Br – também conhecido como “prévia do PIB”. Para o banco J.Safra, o índice deve vir negativo em 1,4%, segundo relatório enviado a clientes. O indicador já se “descolou” do cálculo do PIB feito pelo IBGE, ainda assim, ele se soma à todos os fatores e números da economia para a leitura do cenário e suas perspectivas.

Para adoçar este início de semana, pelo menos a inflação dá uma trégua. As previsões para 2014 caíram e apontam para um IPCA de 6,26%, se distanciando do temido teto da meta. Como muito doce faz mal para saúde, vale lembrar que a inflação no Brasil está alta e a meta (que também é alta) é de 4,5%. 

por Thais Heredea/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur