Pular para o conteúdo principal

Romances de João Ubaldo abordaram a formação do caráter nacional

Selo João Ubaldo Ribeiro
Nessa altura quase tudo já foi dito sobre João Ubaldo Ribeiro, a quem tive o prazer de entrevistar duas ou três vezes ao longo dos anos. Ubaldo foi daqueles casos cada vez mais raros no Brasil de intelectual que, apesar da independência de suas opiniões e atitudes – não puxava o saco de ninguém, não se esforçava para ser simpático com ninguém – era admirado por todos. Avesso a poses, quando foi eleito para a Academia Brasileira de Letras o cumprimento que mais lhe agradou foi o de um gari que o reconheceu numa calçada do Leblon, abriu os braços e gritou: “Imortal!”

Apesar de ter enveredado por diversos gêneros – contos, crônicas, ensaios, literatura infanto-juvenil – João Ubaldo Ribeiro foi sobretudo um romancista: Tinha o gosto da narrativa longa, que lhe permitia construir pequenos mundos e grandes metáforas, tecendo sem pressa os fios invisíveis que unem personagens e situações e dão à obra um sentido maior. Por conta do êxito do extraordinário “Vida o povo brasileiro”, contudo, seus outros romances costumam ser pouco lembrados. Vale, portanto, uma breve recapitulação/contextualização da evolução de sua obra. 

O primeiro romance, “Setembro não tem sentido”, foi escrito aos 22 anos, em 1963, mas permaneceu inédito por vários anos. Nesse período, Ubaldo ganhou uma bolsa de estudos e viajou para os Estados Unidos, para fazer um mestrado em Ciência Política. De volta ao Brasil em 1965, lecionou por um breve período na Universidade Federal da Bahia, mas acabou desistindo da carreira acadêmica para se dedicar ao jornalismo e à literatura. Com dois padrinhos de peso – Glauber Rocha e Jorge Amado, Ubaldo finalmente lanço “Setembro...” em 1968.  Com humor debochado e enredo não-linear, o romance mostra momentos da vida de um grupo de intelectuais baianos durante a semana da pátria, revelando a contradição entre a vida simbólica da nação, com o apelo ao respeito cívico, e os impasses cotidianos da vida real. 

Em 1971 Ubaldo lançou "Sargento Getúlio", inspirado num episódio da sua infância no Sergipe,  envolvendo um certo sargento Cavalcanti, que, após levar 17 tiros num atentado, foi socorrido pelo pai de Ubaldo, que era chefe da polícia, e sobreviveu.  Elogiado por Antonio Cândido, esse romance filiou Ubaldo a uma vertente literária com raízes em Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, explorando o tema do banditismo no sertão por meio de uma linguagem coloquial e cheia de regionalismos. 

Depois de passar nove meses como professor convidado do International Writting Program da Universidade de Iowa, o escritor lançou em 1979 "Vila Real", breve romance sobre os conflitos rurais que narra a luta de camponeses numa cidadela fictícia do sertão contra a “Caravana Misteriosa”, apelido de uma empresa mineradora que lhes toma as terras.  É mais uma denúncia da perpétua injustiça social no Nordeste brasileiro. 
A consagração veio mesmo com o épico “Viva o povo brasileiro”, de 1984. Explorando episódios reais de nossa História, da ocupação portuguesa e da vinda da família real ao Estado Novo e à ditadura militar, Ubaldo revisita de forma satírica 400 anos de formação da identidade nacional, com uma galeria de personagens antológicos, de múltiplas classes e etnias. Tão grande foi o sucesso do livro que os romances posteriores do autor ficaram um pouco à sombra, talvez injustamente. 

Com elementos de ficção científica – um médico que se utiliza das instalações de um hospital público para realizar uma série de experiências genéticas, criando uma espécie de raça híbrida humana-reptiliana – “O sorriso do lagarto” (1989) é talvez a narrativa mais cruel do autor, , no sentido de mostrar a escrotidão estrutural da sociedade brasileira, introjetada por membros de todas as classes sociais. A história se passa na fictícia Ilha de Santa Cruz, espelho da Itaparica natal de Ubaldo e do próprio país.

Seguiram-se “O feitiço da Ilha do Pavão” (1997), passado no tempo do Brasil Colônia, uma fantasia que envolve feitiçaria e erotismo e explora, mais uma vez, aspectos da formação do caráter do povo brasileiro; “A casa dos Budas ditosos” (1999), as cômicas memórias sensuais de uma mulher de 68 anos, parte da coleção “Plenos Pecados”; “Miséria e grandeza do amor de Benedita” (2000), lançado originalmente no formato digital, sobre as aventuras de um Don Juan nordestino; ”Diário do Farol” (2002); uma exploração ficcional das origens e limites do mal absoluto; e “O albatroz azul” (2009), um romance estranhamente sereno e crespuscular, que inclui uma reflexão sobre a morte e a espiritualidade. Ubaldo preparava um novo romance e um livro sobre histórias de botequim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur