Pular para o conteúdo principal

A Copa acabou. Como fazer seu filho voltar ao ritmo de estudos?





volta às aulas, estudos, andrea ramal
"A Copa do Mundo terminou e é hora de retomar o ritmo normal das coisas. Se para muitos adultos não é fácil, imagine para as crianças. Ainda mais porque este ano já foi bastante fora do comum. Mal começaram, as aulas foram interrompidas em março para o Carnaval. Houve vários feriados em dias de semana. E por fim a Copa, que gerou uma antecipação das férias no calendário de algumas escolas, e um bom número de dias sem aulas em outras.

Agora, porém, acabaram os dias de jogo, as tardes frente à TV e as reuniões com amigos para torcer. É momento de seu filho voltar à rotina e recuperar o tempo e a vontade de estudar. Como ajudá-lo a fazer isso? Como em toda volta às aulas, combinando estímulo, organização e disciplina.


O estímulo é necessário porque não se pode esperar que, do dia para a noite, a criança se sinta motivada a mudar a rotina. Afinal, foram muitos dias de curtição e lazer. Um pouco de resistência é normal e a transição precisa ser o mais natural possível.


Para incentivá-lo, nunca se refira à escola de forma negativa, com frases como “Acabou a moleza, agora é trabalhar duro”, ou “Sei como é, na sua idade eu também sofria ao voltar à escola”. Isso reforça a ideia de que estudar é ruim. Ao contrário, estimule seu filho com frases como “É bom estar descansado para encarar desafios interessantes”; ou “Você vai aprender coisas novas e rever os amigos”. Frases assim ajudam a associar trabalho e esforço com sentimentos positivos.


Outras formas de incentivá-lo são: ler e comentar o mesmo livro que ele está lendo no colégio, perguntar com interesse como foi o seu dia e olhar os deveres de casa.

O cuidado com a organização implica ajudar a criança a colocar em ordem os materiais necessários, a agenda, o lanche, fixar os horários para chegar pontualmente à escola. Faça com que ele participe e se envolva nesse planejamento.

Por fim, é necessário manter a disciplina. Combine uma rotina diária de estudo, que deve ser cumprida. Coloque o estudo nos horários nobres, aqueles em que o rendimento será maior. Explique a ele que a aprendizagem é como a preparação dos atletas, não adianta treinar só na véspera. Bons resultados são fruto de uma preparação constante e dedicada.

Marque os horários de dormir, para que a criança tenha as horas de sono necessárias. Isso é fundamental para manter a concentração nas aulas. Não o deixe ficar acordado até tarde e nem fazer, antes de ir para a cama, atividades que possam prejudicar seu descanso, como jogos eletrônicos ou brincadeiras muito agitadas.
Na agenda da semana, equilibre as atividades. Não adianta lotar o dia com cursos de idiomas, esportes, música e reforço escolar. Alterne as atividades extras com momentos de brincadeira, lazer e convivência com a família.

E nunca deixe seu filho faltar nas primeiras semanas. Não pense simplesmente que não haverá matéria nova e dá para esticar as férias. Os professores já programaram o retorno e devem ter várias atividades planejadas para ambientar os alunos.


Se seu filho mostrar resistência para voltar ao ritmo de estudo após algumas semanas, fique atento: pode ser sinal de que algo não está bem. Será que a escola consegue motivá-lo? Algo mudou do outro semestre para cá? Converse com ele para descobrir o problema e, se necessário, procure ajuda de um especialista."
Andrea Ramal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur