quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CID GOMES CONTINUA MARATONA DE INAUGURAÇÕES AO LADO DE ZEZINHO ALBUQUERQUE


Ao lado do governador do Ceará, Cid Gomes, e do secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (Pros), participou, na noite de segunda-feira (02/12), em Russas, da cerimônia de inauguração da 14ª policlínica regional  entregue à população pelo Governo do Estado. No total, serão 22 policlínicas para ampliar e facilitar o acesso da população aos especialistas e a exames especializados na própria região onde mora. As outras oito estão sendo concluídas. Já foram inauguradas em Tauá, Baturité, Camocim, Acaraú, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Brejo Santo, Sobral, Campos Sales, Icó, Quixadá, Caucaia.
A policlínica em Russas, como unidade de abrangência regional, atenderá a população de 191.117 habitantes dos cinco municípios que integram a 9ª Região de Saúde. Além da população de Russas, os moradores de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova e Palhano terão acesso a consultas com médicos especialistas em 10 áreas da medicina: cardiologia, cirurgia geral, clínica geral, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. A nova unidade também conta com especialistas em outras áreas, como a fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.
Homenagem
A policlínica regional em Russas recebe o nome de Dr. José Martins de Santiago. É uma homenagem ao médico que nasceu na localidade de Córrego de Maria  Francisca, atualmente Pitombeira, em Russas. Filho de Francisco Felipe Sobrinho e Maria Martins de Carvalho, ingressou na Faculdade de Medicina, formando-se em 1962. Casou com Francisca de Oliveira Santiago em 1963 e teve seis filhos. Fez Residência Médica na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza. Retornou para sua terra natal, onde assumiu o primeiro emprego no antigo Sandu, órgão público de assistência médica.
Trabalhou no Hospital de Russas cinco anos. Em 1966 entrou para a política. Foi prefeito de Russas de 1967 a 1971. Foi reeleito para o período de 1977 a 1983. Foi suplente de deputado estadual, na década de 80. Em 1985 foi delegado regional do trabalho em Russas. Retornou à política em 1992 como vice-prefeito de Russas. José Martins de Santiago morreu em 1993, na capital.
Fonte: Sobral de Prima

Nenhum comentário:

Postar um comentário