Pular para o conteúdo principal

Correio Braziliense: "E Cid, como fica?"

Cid diz que fica
Apesar de ter garantido que continuará no governo do Ceará até o último dia de 2014, ficando de fora de qualquer disputa, os correligionários de Cid Gomes entregam que ele tem planos para o ano que vem. A depender dos arranjos, Cid deve ser candidato ao Senado em chapa que teria o atual senador Eunício Oliveira (PMDB) para o governo.
Ontem, Cid garantiu que não participará da campanha. Sua intenção é assumir um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sediado nos Estados Unidos, posto que ocupou em 2005.
Lideranças do Pros, porém, afirmam que Cid deve se lançar ao Senado, mas deixará o anúncio para o ano que vem. “Ele continuará negando para evitar que o governo acabe antes da hora”, destaca um cacique do partido.
Cid disse também que saiu do PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por ter sido obrigado a apoiá-lo na candidatura à Presidência. “Saí porque fui convidado a me retirar. Fizeram um gesto de hostilidade muito agressivo comigo”, alfinetou.
O governador cearense acrescentou: “A despeito de terem considerado uma jogada de mestre, eu acho que a filiação de Marina Silva ao PSB foi uma decisão impensada de uma noite mal dormida. Uma soma negativa”. Para ele, Marina acabará sendo candidata e irá ao segundo turno com Dilma. (AC)
Cargo para novo velho aliado
Os irmãos  e Ciro Gomes, que abriram mão da Secretaria dos Portos quando o PSB desembarcou do governo federal, devem retomar o controle da pasta agora que fazem parte da cúpula política do Partido Republicano da Ordem Social (Pros). A dupla se filiou à legenda, criada há pouco mais de um mês, levando 40 prefeitos cearenses, inclusive o de Fortaleza, Roberto Cláudio. Apesar de não ter especificado a pasta, a presidente Dilma Rousseff confirmou ao comando do partido que eles serão incluídos na reforma ministerial prevista para dezembro. O nome preferido da bancada do Pros para o cargo é o secretário de Saúde do Ceará e ex-ministro, Ciro Gomes.
Dilma já havia comemorado a criação do Pros, que se define como de centro-esquerda e em favor de seu governo. A força da sigla ficou ainda maior depois de o partido anunciar, oficialmente, a criação de um bloco com o Partido Progressista (PP), o que os transformou na terceira maior bancada da Câmara, com 57 deputados — atrás apenas do PT, com 88, e do PMDB, 76. O líder do Pros na Casa, Givaldo Carimbão (AL), disse no evento de ontem que, em conversa na semana passada em que o partido se oficializava como governista, a presidente convidou a legenda para assumir um ministério, sem especificá-lo. “Mas em momento algum nós pedimos um cargo ou condicionamos nosso apoio a isso”, garantiu Carimbão.
Consultada, a bancada da legenda não se opôs ao nome de Ciro como indicado ao possível posto que a presidente Dilma lhes dará. O interesse dos parlamentares agora é com a própria candidatura à reeleição. “Eu e o presidente do partido (Eurípedes Júnior) vamos conversar pessoalmente com o Ciro em Fortaleza, na semana que vem, para tentar convencê-lo a aceitar. Ele tem nível para qualquer pasta”, afirmou Givaldo Carimbão. No meio governista, é consenso de que a indicação para o Ministério terá de partir dos irmãos Gomes, já que o Pros foi criado recentemente e não possui quadros técnicos suficientes para cacifar-se à uma vaga na administração federal.
O governador do Ceará, Cid, e Ciro Gomes, contudo, têm feito charme. Após participar ontem do evento de criação do bloco, Cid negou que ele e seu irmão pensem em retomar cargos no governo de Dilma. “Estamos em uma quarentena, justamente para evitar que nossa saída do PSB e ida para o Pros seja confundida com uma decisão fisiológica”, comentou o governador.
O PP também nega que a união com o Pros tenha sido motivada pela reforma ministerial de dezembro. O partido já comanda o Ministério das Cidades, um dos maiores orçamentos da Esplanada, e não esconde o desejo de herdar também o Ministério da Integração Nacional — a outra pasta que pertencia ao PSB, de Eduardo Campos. “Estamos com força para herdar não só mais um, mas dois ministérios”, completou outra liderança do partido.
A legenda sabe, contudo, que as chances de a Integração Nacional não ser ocupado pelo PMDB — mais precisamente pelo senador Vital do Rêgo (PB), por conta de acordos eleitorais locais — são mínimas. Por isso, segundo apurou o Correio, a legenda se contentaria em assumir a presidência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
(Correio Braziliense)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur