Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Justiça empossa o massapeense Paulo Albuquerque no cargo de desembargador

























O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta quinta-feira (08/08), o advogado Paulo Airton Albuquerque Filho no cargo de desembargador. Familiares, amigos e autoridades participaram da solenidade de posse, conduzida pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Representando o Pleno, o desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo deu as boas-vindas ao novo membro do TJCE. “Minha convicção é a de que o Tribunal incorporou um excelente julgador, que saberá transcender as fronteiras do mero exercício profissional para um papel ativo de construção da história desta Casa, assumindo uma postura que os tempos de hoje exigem e a sociedade esperançosamente vota nos integrantes deste cenáculo”.

Em discurso, Paulo Albuquerque destacou as características que nortearão sua atuação na magistratura. “Reafirmo meu compromisso perante a sociedade cearense com uma Justiça pautada pelo equilíbrio, pela honestidade e celeridade”. Disse também que agirá com “a independência necessária, aliada às virtudes da temperança, da coragem e da diligência, que são pressupostos basilares da realização do ideal de Justiça”.

O presidente do Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, também discursou e ressaltou que o quinto constitucional proporciona arejamento e oxigenação à Justiça estadual. “A advocacia traz novas ideias, novas perspectivas e interpretações para o Judiciário. Uma nova forma de enxergar, inerente à evolução do Direito e à modernização do pensamento dos Tribunais”.

O advogado Paulo Albuquerque foi escolhido pelo governador Cid Gomes para o cargo de desembargador no último dia 25. Ele ocupará a vaga destinada à OAB/CE, pelo critério do quinto constitucional. A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Ernani Barreira Porto, em outubro de 2012.

Agora, o Tribunal passa a contar com 42 membros, restando uma vaga a ser preenchida por juiz de carreira. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador João Byron de Figueiredo Frota, em junho deste ano.

As seguintes autoridades formaram a mesa do evento: governador do Estado, Cid Gomes; vice-governador Domingos Filho; presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Albuquerque; ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho; prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado; diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues; presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; ex-governadores do Estado, Adauto Bezerra e Gonzaga Mota; e a secretária Geral do TJCE, Chrystianne dos Santos Sobral.

Também participaram da solenidade a subdefensora Geral do Estado, Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra; o procurador Geral do Município de Fortaleza, José Leite Jucá Filho; e o procurador Geral do Estado, Fernando Antônio Costa Oliveira,entre outras autoridades.

PERFIL

Paulo Albuquerque Filho é natural de Massapê, distante 272 km de Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), atua como advogado há 13 anos. É também vice-presidente estadual da Associação dos Notários e Registradores de Pessoas Naturais (Anoreg) e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB, além de vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.

Tem pós-graduação em Direito Imobiliário, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Direito Processual Civil, pela Faculdade Farias Brito; e extensão profissional em Direito Imobiliário pelas Faculdades Integradas de São Paulo (Fisp). É pós-graduando em Direito Ambiental pela Unifor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur