Pular para o conteúdo principal

EDUARDO CAMPOS E A SUCESSÃO NO CEARÁ


Da coluna Política, no O POVO desta quinta-feira (24), pelo jornalista Érico Firmo:
Nenhum personagem nacional vem em ascensão tão intensa nos últimos meses quanto o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). E, a cada dia, proliferam as informações de que sua pretensão presidencial seria para valer. Tais movimentos são particularmente relevantes para a política cearense.
A estratégia de Campos ameaça bagunçar por completo a articulação de Cid Gomes (PSB). A aliança entre a família Ferreira Gomes e o PT local começou a nascer – constrangida à época – em 2003, a reboque do alinhamento no Governo Federal. A parceria já foi para o espaço em Fortaleza. Se o PSB não estiver com Dilma Rousseff (PT) em 2014, o fim da aliança estadual será ato contínuo. O que, por tabela, afetaria o pilar central do modo Cid de fazer política – a conciliação como estratégia.
No âmbito local, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) é quem mais torce por esse caminho, pois a eventual candidatura própria do PSB teria o efeito que o rompimento em nível municipal não foi capaz de provocar: empurrar o PT para longe do governador. Como consequência direta, poderia viabilizar a candidatura a governador, por exemplo, de Eunício Oliveira (PMDB).
O senador não esconde o sonho de concorrer, embora mantenha juras de fidelidade a Cid. Como seu partido é o principal aliado do PT federal, o alinhamento seria praticamente automático.
Com a própria Luizianne, a relação de Eunício nunca foi de muita confiança recíproca, mas até a ex-prefeita tem evitado atritos, pois sabe que, futuramente, pode ser interessante se unir a ele contra seu adversário prioritário – o atual governador. Seria a aliança entre duas das três principais forças políticas do Estado. Suficiente para derrotar o candidato do Palácio? Prematuro dizer.
No contexto atual, Cid parece estar em condições de “eleger até um poste”, como diria a ex-prefeita. A eventual entrada de Campos na disputa presidencial pode mudar esse cenário. A eleição fácil pode ficar bem disputada. Sobretudo porque o governador não tem candidato natural.
Vamos nós – Bastidores apontam que a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) será candidata à Assembleia Legislativa, principalmente se o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, for candidato à Presidência da República, nas próximas eleições. Como o PSB no Ceará não poderia se coligar com o PMDB, tampouco com o PT, uma provável candidatura Eunício Oliveira ao Governo do Ceará seria recebida de braços abertos por Luizianne Lins e seu grupo (quem subestimar a força política da loirinha vai se quebrar ao meio). O apoio da ex-prefeita a Eunício, claro, passaria por 2016. Até lá, Luizianne adotaria uma postura de “deputada municipal”, o que ela criticou nos últimos oito anos."
(com Eliomar de Lima)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur