quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ELIANE NOVAIS AFIRMOU EM DISCURSO QUE "CIRO É UM MITOMANÍACO"

A deputada Eliane Novais (PSB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na terça-feira (13) e disparou contra o ex-deputado Ciro Gomes, o homem escalado e credenciado pelo governador Cid Gomes para reestruturar o PSB em todo o Ceará. A deputada taxou o ex-ministro de mitomaníaco. A seguir vou usar o texto de um especialista, Vincente E. Caballo, para explicar o que Eliane Novais tentou dizer para os colegas e o público.
“Mitomaníaco é alguém que possui um distúrbio de comportamento e conduta que pode ser sério e pode estar associado a casos de depressão, transtorno de personalidade e que em alguns casos pode levar até ao suicídio.
Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou tradicional para o mitômano, é que no primeiro caso o indivíduo não tem resistência em admitir a verdade, enquanto o portador da compulsão por mentir usa a mentira em proveito próprio ou prejuízo de outro de forma imoral sem sentir a necessidade de desfazer o engano.
As inverdades dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos, podem ser ampliadas e atingir outros assuntos em casos considerados mais graves.
Os mitômanos não possuem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em historias de fins únicos e práticos. Para os mitômanos, dizer a verdade é um sofrimento. Eles contam histórias e ao mesmo tempo acreditam nelas como forma de consolo. A mentira nesse caso é somente um meio para outros fins.
O mitômano sabe no fundo que o que ele diz não é totalmente verdadeiro. Neste caso a pessoa prefere acreditar em sua realidade mais que na realidade exterior. Tem a necessidade de contar essa historia para se sentir tranquilizado e de acordo consigo mesmo."
Fonte: Blog do Roberto Moreiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário