quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A FÓRMULA DO SUCESSO PROFISSIONAL – UMA BUSCA DE SEMPRE


Sempre me deparo no cotidiano da vida laborativa com indagações que são feitas sobre o sucesso profissional. Na verdade  muitos buscam a fórmula para serem bem sucedidos no trabalho. Afinal, o mundo corporativo cada vez mais exige qualidades daqueles que postulam o crescimento na carreira. Eu também estou buscando a fórmula, mas na minha humilde experiência espero dividir com vocês algumas observações que julgo pertinentes ao tema. Uma das qualidades mais ambicionadas pelo mercado hoje é que o profissional  saiba trabalha em equipe, diminuindo tensões e agregando valores. Até porque aquele que se dá  bem no trabalho em equipe, deixa antever traços da personalidade importante. Primeiro, indica que sabe muito bem conviver na diversidade, afinal cada um de nós tem formas diferentes de pensar. Além disso, consegue das diferenças aproveitar ideias novas e originais. E o que é mais importante: sabe agregar valores e garantir a sinergia do grupo.
Outro aspecto visceral é manter-se sempre atualizado (lendo, lendo e lendo ) e aberto para aprender coisas novas. Ser de fato um “eterno aprendiz”. Toda empresa aposta no profissional que traz todos os dias novos sonhos e formas diferentes de fazer. Afinal, em um mundo dinâmico como o nosso onde todos os dias coisas  diferentes são criadas, precisamos estar atentos e com o olhar sempre voltado para o “novo”. E aí vem uma regra básica: Saia da zona de conforto agora! Sabe aquela velha frase: “Faço isso há muitos anos e sei que está bem feito. Pra que mudar?” Ela é o caminho para o fracasso. Nunca se esqueça de que sempre haverá uma forma melhor de fazermos aquilo que costumeiramente  fazemos. Sempre se pode andar um metro a mais. Isso sim deve ser a nossa forma de sobreviver em um mundo competitivo.
Por último, para não me alongar mais, destaco uma outra  qualidade imprescindível para o sucesso na carreira: Seja uma pessoa de “atitude”.Nunca espere que o seu patrão lhe peça alguma coisa. Vá lá, faça e o surpreenda. Atitude é se antecipar aos fatos. Não leve apenas problemas, mas o meio de resolvê-los. Seja proativo e resiliente. Veja cada dia na sua empresa como um dia diferente para realizar coisas novas.
Depois disso, só me resta desejar-lhe muito sucesso. Ops! Um último lembrete: Nada disso adiantará se você não tiver humildade! Ela é a chave que abre todas as portas. Boa-Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário