Pular para o conteúdo principal

QUE TER SUCESSO? LEIA ENQUANTO HÁ TEMPO

Ao me deparar com a última edição da Revista Nova Escola( Editora Abril), causou-me espanto as informações contidas na Reportagem “O Pisa além do Ranking”(Pág. 76/80). A matéria mostra que o Brasil é 53º colocado entre os 65 países participantes do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos(pisa). O Pisa tem como objetivo determinar em que medida os estudantes na faixa de 15 anos possuem conhecimentos para uma inserção participativa na sociedade.
No caso do Brasil, o mais grave é constatar que seis em cada dez jovens de 15 anos ou não reúne condições para fazer a prova do Pisa ou não é capaz de compreender textos relativamente simples. Essa tragédia pode ser explicada pelo fato de a prova do Pisa ser extensa e requerer fôlego de leitura. Lamentavelmente, o estudante brasileiro não tem hábito de leitura, principalmente de textos que são mais complexos e longos. Não vou longe em dizer que sinto isso na pele. Muitos leitores do blog têm me dito que não leram determinados artigos que escrevi neste espaço porque eram longos. E pensar que a maioria deles não passa de 50 linhas. Isso demonstra como fomos equivocadamente orientados para a leitura na escola. Hoje quando digo a um colega que terminei de ler um livro de 700 páginas, tal afirmação soa como um absurdo.
Na verdade, a escola se rendeu a indicar leituras com muitas gravuras e poucos escritos. Depois, a mídia eletrônica passou a ser referência, principalmente aquela que traz textos curtos e enxutos. Enfim, o esforço da leitura se perdeu na superficialidade de textos sem maior fundamentação e precário embasamento científico e/ou literário. Vale ilustrar que meus alunos na Faculdade de Direito sempre reclamam quando se tem muito o que ler. É, na verdade, um sintoma cultural. Fica mais fácil assistir a um filme do que ler o livro que trata do mesmo assunto. É a velha máxima da lei do menor esforço. Como conseqüência dessa tragédia inconsciente, vê-se um país despreparado para os grandes desafios com profissionais pouco qualificados e carentes de uma visão estratégica e producente. Afinal, sem leitura somos massa de manobra, facilmente manipulável. Nossa história sabe disso. Mas nem tudo está perdido pois se você chegou até aqui na leitura desse texto é porque faz parte da pequena minoria que tem a consciência que ler exige esforço. Siga em frente e sucesso!

Comentários

  1. Olá Carlos Albuquerque,eu concordo inteiramente com você.As pessoas não querem se esforçar e sempre procuram ir pelo caminho "mais fácil",isso é lastimável mesmo,elas perdem o grande prazer que a leitura e o conhecimento nos proporciona.
    Sou leitora assídua do seu blog,parabéns por ele!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo irmão Carlinhos, seu BLOG me faz recordar da Ágora,a praça grega que foi lugar onde as experiências filosóficas ganharam caráter dialético. A filosofia do cotidiano, a reflexão de cada dia extrapola a verdade hermética, fechada e se abre à percepção do outro. Portanto,merece todo nosso respeito suas postagens oportunas,sábias,demostênicas. R.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur