Pular para o conteúdo principal

ESPECIALISTAS DESCARTAM MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS

Ainda sobre o tema de manipulação de pesquisas, veja o que diz os maiores especialistas brasileiros sobre o tema:

"Após as acusações do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, que chamou a pesquisa presidencial do Vox Populi divulgada hoje de “sem vergonha”, cientistas políticos ouvidos pelo iG afirmaram não acreditar em manipulação de resultados por parte do instituto. O levantamento colocou a petista Dilma Rousseff 12 pontos à frente do tucano José Serra.
Segundo Murillo de Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arko Advice, não haveria razões para que o instituto favorecesse um determinado candidato. “O Marcos Coimbra (presidente do Instituto Vox Populi) não pode fazer o instituto dele trabalhar com erros. Ele vai fazer o possível para que as pesquisas dele sejam mais precisas. O sucesso do seu negócio é ser o mais correto possível”, afirmou Aragão.
O sociólogo e cientista político Antonio Lavareda diz que não há como fazer um julgamento precipitado dos resultados por parte do Vox Populi. “Parto do suposto que os institutos se comportam dentro de um padrão ético requerido. Uma vez que, eventualmente, o resultado seja muito discrepante, aí ele terá de se explicar, mas não posso fazer juízo antecipado”, defendeu.
Para Lavareda, é difícil que continuem a ocorrer grandes diferenças de resultados entre os institutos daqui pra frente. “A tendência já apresentada em outras eleições é que a maioria dos institutos tenha números convergentes”, disse.
Segundo os especialistas, só será possível fazer uma análise mais completa sobre os números do Vox Populi apresentado nesta terça-feira até o final desta semana, com a divulgação dos resultados de outros institutos.
O cientista político Alberto Almeida, diretor do Instituto Análise, estima que o resultado do Vox seja confirmado pelos outros institutos. “Tenho o palpite de que as próximas pesquisas virão apontando uma margem a favor da Dilma do mesmo tamanho que o Vox Populi acreditou hoje. (...) Acredito na hipótese de que nunca houve essa aproximação do Serra em relação a Dilma no segundo turno”, diz o sociólogo.
Para os especialistas, Sérgio Guerra fez o seu papel como presidente do PSDB ao criticar os resultados. Porém, Murillo de Aragão diz que a comparação do resultado da Vox com as pesquisas divulgadas por outros institutos na semana passada não é pertinente devido às diferentes datas dos levantamentos. Ele também afirmou que o fato de o PT encomendar pesquisas ao Vox Populi não compromete a credibilidade dele."
Fonte: IG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur