Pular para o conteúdo principal

SE DEUS É BOM, POR QUE O MAL EXISTE?

Foi esta pergunta feita a mim, neste final de semana, pelo amigo Dr. Mesquita, grande urologista radicado na Capital do Estado. Depois de um longo bate-papo filosófico, esta indagação caiu como um estalo: POR QUE O MAL EXISTE?
De imediato respondi a ele com uma outra indagação: Se o "mal" não existisse, como saberíamos o que era o "bem"? Na verdade, só conseguimos distinguir as coisas a partir de um referencial. A existência do bem é aquilatada a partir de sua antítese, isto é, a percepção do mal. Sabemos que uma pessoa é boa quando tem uma conduta honrada, pratica boas ações, respeita seu semelhante. Tal fato nos é apercebido porque contrastamos com a ação daqueles que praticam o mal: são pessoas de conduta duvidosa, egoístas, desonestas. Nesse contexto, percebemos que o mal se constitui, na verdade, da ausência do bem. Onde o bem não se assenta, o mal se irradia.
Trazendo o debate, agora, à primeira parte da indagação: Se Deus é bom, por que o mal existe? Naturalmente esta dúvida cerca a humanidade. Como pode o Deus da bondade permitir o mal? Para entendermos tal questionamento é preciso, primeiramente, atentar-se para a compreensão que Deus é Justiça. Sendo Justiça seu imperativo é o BEM. O homem é sua criação, daí por que deveria representar sempre o bem. E por que não age dessa forma? Não age dessa forma porque lhe foi dado o livre-arbítrio. Foi permitido ao homem a liberdade de fazer escolhas, de tomar atitudes. Afinal, se a inteligência Divina assim não tivesse concebido a natureza humana, não seríamos homens, mas sim autômatos - pessoas predispostas a agir de maneira única por um manual de conduta universal. Como consequência perderíamos nossa liberdade, nossa individualidade e nossa capacidade criativa.
Sei que o preço do livre-arbítrio é muito caro para Deus. Imagino sua dor diante das atrocidades praticadas, ao longo da história, por suas criaturas. Mas se Ele, do alto de sua sabedoria, não aceitasse esse destino manifesto, poria em extinção sua própria obra, uma vez que tiraria do homem a capacidade de ser bom, não pela imposição, mas sim pela escolha voluntária.

Comentários

  1. NÃO ACREDITO QUE PERDI ESSA DISCUSSÃO.........

    Também não opinarei por aqui. O assunto é extenso demais!!! hehehe... Mas lembrarei de uma pergunta e resposta, rápidas, em episódio envolvendo José Saramago por ocasião do lançamento de "O evangelho segundo Jesus Cristo":

    Jornalista: Como pode existir homens bons sem Deus?
    Saramago: Da mesmo forma que existem os homens maus com Deus.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. professor muito bom, visita meu blog mwpensata.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur