Pular para o conteúdo principal

NOTÍCIAS QUE NOS ENTRISTECEM: Professora sofre fratura em vértebra ao ser agredida por aluno na zona sul de SP


"Uma professora de 49 anos teve uma vértebra fraturada após ser agredida por um aluno da 1º série do ensino médio, no dia 25 de março, na Escola Estadual México, na zona sul de São Paulo. Ontem (1º), o conselho da escola se reuniu e determinou a expulsão do adolescente.
Segundo informações da Secretaria de Educação de São Paulo, a professora de geografia Sandra Helena Pinto sofreu um "empurrão" do aluno ao pedir que ele deixasse a sala de aula. Ainda de acordo com a secretaria, o pedido foi feito após o adolescente, de 16 anos, colocar os pés sobre a mesa.
Em decorrência da agressão, a professora caiu e bateu as costas no chão. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, onde foi diagnosticada uma fratura em uma vértebra. A vítima foi medicada e liberada.
De acordo com a secretaria, o aluno expulso será encaminhado a outra escola da rede estadual de ensino, mas não foi informado qual será a unidade.
Outro caso
Uma professora de 25 anos sofreu traumatismo craniano ao ser agredida por uma aluna de 15 anos, no dia 23 de março, na Escola Estadual Bahia, em Porto Alegre (RS).
Segundo a Polícia Civil, a professora da quarta série do ensino fundamental Gláucia Souza da Silva recebeu chutes e socos de uma adolescente --aluna da 8º série-- após uma repreensão dada à garota.
Ela foi socorrida no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre, onde foi detectado que ela sofreu traumatismo craniano devido à queda."
FONTE: Folha on line
VAMOS NÓS: É lamentável quando vem à tona notícias como esta. Ficamos a nos perguntar para onde caminha a humanidade. Uma das mais honradas profissões - o mestre - vê-se aturdida pela dor, pelo desrespeito. Não bastassem os parcos salários e o pouco reconhecimento pelo trabalho, os professores têm agora mais um problema: salvar-se da violência praticada por seus alunos.
Na verdade, o que estamos assistindo é a degenerescência moral da sociedade. Perdeu-se o referencial de conduta. Trocou-se o diálogo pelo imperativo da violência. Tornamo-nos cada vez mais primitivos, mais nos parecemos com os nossos ancestrais. Relativizamos os postulados morais, sob o falso argumento da liberdade individual absoluta, e fizemos soçobrar a lápide que erguia a sociedade: a família.
Tudo isso é reflexo da deseducação e do desmoranamento da moral familiar, que não precisa ser autocrática, mas não pode se permitir ser permissiva apenas, ser absenteísta apenas. As atitudes dos filhos são muitas vezes projeções das atitudes dos pais. Nego-me a aceitar um pai que não vê o defeito do filho; que não aceita nenhuma crítica em seu desfavor. Este não educa, apenas corrobora com as piores práticas e com os piores erros. Ensina, na verdade, o filho a mentir, a errar. Essa falsa proteção promove o nascimento desse "monstros".
Educar, na acepção plena, é amar, orientar, repreender quando necessário, corrigir quando preciso. Tomar apenas uma dessas premissas não é correto. Aceitar tudo de bom grado, atender a todas solicitações dos filhos, não impor a eles nenhum limite é o caminho para torná-los homens frios, insensíveis, calculistas e egocêntricos.
Por isso, senhores pais, se educa pelo exemplo. Sejam exemplos para seus filhos! Faça-lhes escrever sua história com a tinta da dignidade, da honradez, do respeito ao próximo. Se agirem assim, um dia quem sabe, notícias como essas serão apenas tristes lembranças da decrepitude humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur