Pular para o conteúdo principal

DICA DE LEITURA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, de Daniel Goleman - UM LIVRO QUE NÃO PODE DEIXAR DE SER LIDO

Vivemos um tempo de profundas turbulências emocionais. Temos que a cada minuto tomar decisões diferentes no trabalho e na vida pessoal. Tudo isso nos provoca dúvida, medo, ansiedade. Como lidar com tudo isso é o nosso grande desafio. Para ajudá-lo nessa tarefa, indico o livro INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Editora Objetiva), do PhD Daniel Golleman. Trata-se de uma teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.
O Psicólogo examina questões polêmicas: Um alto QI não é garantia de sucesso; a emoção pode dar a verdadeira medida da inteligência humana.
Segundo o autor, a ausência de habilidade emocional é um dos principais motivos de tantos casamentos desfeitos e das demissões no trabalho. Arrisca dizer que no mundo empresarial , o QI alto consegue um bom emprego. Por outro lado o QE (coeficiente emocional) alto garante promoções.
Diz ainda que um profissional para ser bem sucedido deverá dispor de quatro características essencias: Visão de Conjuntura (capacidade de ver o mundo com o olhar crítico); Proficiência do vernáculo (oral e escrita); inter-pessoalidade (Capacidade de viver com as diferenças) e intra-pessoalidade (capacidade de viver consigo mesmo).
Mais adiante trata de um tema viscereal: A ansiedade. Transcrevo, in verbis (pág97 -7.ª ed): "se ficarmos preocupados com a possibilidade de fracassar na prova que estamos fazendo, teremos menos atenção para ser empregada na resolução das questões. Nossas preocupações se tornam profecias autoconcretizantes, impelindo-nos para o próprio desastre que predizem. " Assevera ainda: "As pessoas que são capazes de canalizar suas emoções, por outro lado, podem usar a ansiedade antecipatória para motivarem-se a prepararem-se bem para a tarefa, com isso saindo-se bem".
É um livro imperdível. Não se consome com a leitura. Deve ser consultado a toda hora, pois trata de situações do cotidiano com abordagens sobre o trabalho, o casamento, a empatia, a raiva, as paixões e muitas outras emoções.
Depois de lê-lo teremos respostas para dilemas como este: Como pode uma pessoa tão inteligente, com excelente informação intelectual, não prosperar na vida? São dilemas a olho visto que exigem uma reflexão profunda. Como estamos lidando com as nossas emoções vai influenciar nos nossos projetos acadêmicos, no trabalho e na vida em família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur