Pular para o conteúdo principal

DICA DE LEITURA: O FUTURO DA DEMOCRACIA, de Norberto Bobbio

Li e indico, até pelo momento histórico que estamos vivendo, a obra da Douto filósofo italiano Norberto Bobbio, intitulada "O FUTURO DA DEMOCRACIA" (Editora Paz e Terra). Nela o primoroso jurista tenta combinar a tradição liberal com a grande tradição socialista, num delicado equilíbrio entre liberdade e justiça social. Objetiva, também, desfazer equívocos como o que opõe a democracia direta à democracia representativa. É um convite à reflexão engajada sobre o valor da política e da democracia.
Destaco uma das assertivas do autor, na obra, que considero relevante: "é preciso que aqueles que são chamados a decidir ou a eleger os que deverão decidir sejam colocados diante de alternativas reais e postos em condição de poder escolher entre uma e outra(...)"(pág.32-7.ª Ed).
À luz de uma melhor análise, percebo que não alcançamos ainda a pretensão de democracia de Bobbio. O que assistimos estarrrecidos é que se tem negado ao cidadão o direito de decidir, seja em virtude de sua própria ignorância (ausência de educação que o instrua) ou em virtude da interferência do poder econômico, o qual conspurca o processo eleitoral. Sabe-se que não obstante os esforços da Justiça Eleitoral de banir a corrupção do processo eletivo, os mecanismos disponíveis não têm tido a eficácia necessária. Precisa-se urgente de uma reforma política, a qual vem sendo protelada há anos. Além disso, entendo como imprescindível o papel da educação nesse processo, sem o qual os dispositivos coercitivos criados não terão o efeito pretendido. Nada pode ser melhor e mais eficaz que o julgamento ponderado e consciente do eleitor.

Comentários

  1. O Bobbio tem um livro intitulado "Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant" ao qual adiciono uma outra indicação "A ideia de justiça em Kant" do ilustre jusfilósofo Joaquim Carlos Salgado, professor titular do Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito da UFMG.
    Ambos ratificam o ideal kantiano de democracia, numa analogia aos princípios revolucionários franceses.
    Para Kant, o cidadão deve ter "liberdade, igualdade e independência" para o exercício da democracia. O elemento independência é exatamente o decisum de consciência própria, sem leiloar o direito sagrado do voto, que é muito feito não só nos rincões do país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur